Por que reformular um site?

A vida útil de um web site está entre 1 e 2 anos dependendo de seu ramo de negócios e do tamanho do investimento de seus concorrentes em marketing digital. Mas como saber se já é a hora de fazer a reformulação do site? Nós explicaremos a seguir alguns motivos que devem fazê-lo optar pelo redesign de seu website.

Você consegue gerenciar facilmente seu conteúdo?

Você precisa conseguir gerir o conteúdo de seu site facilmente, para conseguir realizar alterações e atualizações de seu conteúdo e acompanhar o dinamismo que se faz presente na vida cotidiana. Cuidar para que as informações de seu site como telefone, endereços de e-mail e prazos e informações dos produtos estão corretas.

Se você possui pouco tempo disponível e seu conhecimento sobre código e design é básico, você irá precisar de um sistema de gerenciamento de conteúdo. Quanto mais moderno seu sistema de gerenciamento menos esforço ele demandará para cuidar das informações de seu site.

Além disso, você deve se preocupar que seu sistema de gerenciamento seja amigável as boas práticas de  SEO (Otimização para mecanismos de buscas), para garantir que seu site e seu conteúdo tenham o melhor desempenho possível e que isso não necessite de um esforço sobrenatural.

 

Você sabe se seu site está gerando resultados?

Você não sabe qual a taxa de conversão de seu site, não sabe quantos leads está gerando e não faz idéia de quais os resultados de seus investimentos em marketing digital. Se você não possui nenhuma métrica ou número para calcular o retorno gerado pelo seu site não poderá contar com ele como uma ferramenta efetiva para seu departamento comercial.

A reformulação do site é a oportunidade ideal para implantar ferramentas de análise, acompanhamento e controle caso elas não existam em seu site atual, no caso desses recursos existirem é sempre possível aperfeiçoar e melhorar as ferramentas de análise.

 

Sua marca está bem posicionada no Google?

O ponto de partida é buscar o nome de sua empresa no Google, se seu site é o primeiro resultado é o primeiro resultado, você pode respirar um pouco mais aliviado, porém, como ele se comporta para outras buscas referentes ao seu ramo de negócios?

Você pode estar perdendo dezenas, centena ou até milhares de negócios em potencial por não estar onde seus clientes estão.

Apesar de muitos pensarem e algumas empresas venderem a ilusão, não é possível lançar um novo site e dominar as primeiras posições dos buscadores como o Google. Para obter as melhores posições nas buscas é necessário ter uma boa estratégia de marketing, um site desenvolvido por uma boa equipe técnica, um bom servidor de hospedagem, conteúdo rico e exclusivo e um trabalho contínuo e de muitos meses de otimização para SEO.

O ponto decisivo é prestar a máxima atenção ao conteúdo e contar com uma agência de marketing preocupada e comprometida com isto. Aqui vão as dicas para um conteúdo de bom ranqueamento.

- Crie personas (perfil de cliente) detalhados e entenda quais são seus problemas e o que os levaria até seu website.

- Realize uma análise do conteúdo atual e descubra onde ele está falhando em solucionar os problemas de seus clientes.

- Faça uma planilha de palavras-chave relacionados a sua empresa, serviços e produtos e verifique as melhores oportunidades para seu site.

- Projete as chamadas à ação mais adequadas a cada página e no conteúdo dela.

Produzir conteúdo rico e relevante para seu site é extremamente trabalhoso e difícil, por isso o mais recomendável é passar as diretrizes básicas para uma agência especializada e deixar que ela faça a curadoria e produção deste material. Muitas vezes isto demandará um bom investimento financeiro, mas que será recompensado no longo prazo quando seu site começar a dominar os resultados de buscas e os seus leads aumentarem.

 

Tenha uma margem extra

Não basta um bom projeto de reformulação para seu website, você deverá ter uma margem de investimento extra para realizar melhorias após o lançamento do novo site.

Utilize este orçamento para melhorar as chamadas à ação ou realizar alterações e complementos no conteúdo do novo projeto, também é interessante investir em um blog e cuidar para que regularmente seja publicado mais conteúdo novo e interessante.

 

Conclusão

A reformulação de site é um recurso importante e que pode impactar profundamente os resultados comerciais de seu negócio, mas como todo investimento ele requer planejamento e método para garantir o desempenho e o retorno esperado.

Você quer transformar o site de sua empresa em uma máquina de geração de negócios? Entre em contato conosco