Quais são as páginas mais importantes de um web site e como otimizá-las

Algumas páginas do site de sua empresa possuem mais importância e relevância do que as outras. A maioria dos empresários, consumidores e profissionais de marketing sabe disso, seja pelo conhecimento técnico ou pela utilização e navegação nos sites, porém poucas empresas e agências utilizam esse conhecimento para melhorar a arquitetura dos web sites e aumentar as conversões.

Nós pretendemos neste artigo jogar uma luz sobre a aplicação de algumas alterações, que muitas vezes são simples, mas podem impactar de maneira crítica o desempenho de seu site e melhorar em muito o retorno de seus investimentos.

Aqui vamos listar as 3 páginas críticas, que são mais acessadas pelos visitantes de um web site e mostrar como otimizá-las.

Caso você verifique via relatório de visitas ou tráfego, que seu site possui outras páginas com maior número de visitas, os conselhos e técnicas deste artigo servirão como base para realizar a otimização das mesmas e melhorar o desempenho dele.

Qual a importância dessa “Otimização”?

Quando se utiliza a palavra “Otimização” principalmente em projetos e no contexto do desenvolvimento web ou marketing digital, entende-se como “Otmização SEO” (Otimização para o Google e outros buscadores) ou “Otimização de conversão” (Aumento das taxas de conversão), o que nós buscamos é uma otimização que englobe estes fatores mais seja mais profunda e realmente aumente a eficácia do seu site como ferramenta decisiva em seus negócios.

Nós faremos a otimização focada no usuário podemos dizer a “user optimisation”, algo que por muito tempo foi ignorado pelas agências e empresas, pois muitas vezes parecia que a preocupação com SEO e taxa de conversões eram conflitantes com a usabilidade e outros fatores importantes aos usuários. Após as várias mudanças nos últimos tempos nos métodos de classificação dos sites nos buscadores e com o marketing digital cada vez mais difundido essa otimização tornou-se indispensável. O foco do web site deve ser tornar a experiência do usuário agradável, o que certamente impactará positivamente todos os outros fatores citados.

Então como se faz a otimização do usuário?

O ponto de partida para realizar esta otimização seja nas páginas citadas (Home/Quem Somos/Fale Conosco) ou em qualquer outra página de seu site é a realização de 2 perguntas.

Primeira Pergunta: O que meu usuário está buscando?

Como nossa otimização é focada no usuário, precisamos pensar: Qual razão o levou até a página?

Considere estes pontos para ajudá-lo a responder a esta questão.

De onde estão vindo meus visitantes?

Entenda a origem da visita para poder fornecer o conteúdo mais relevante ao seu usuário.

Eles estão vindo de um e-mail

Qual será o tipo de e-mail, assinatura de seus e-mails, e-mail marketing, indicação de um amigo?

Eles estão vindo de um menu de navegação do site

Qual a palavra ou frase está descrevendo esta página no menu?

Eles estão vindo de um site de buscas

Qual a palavra ou frase foi utilizada para buscar a página?

Qual é a informação principal a ser fornecida?

Você precisa entender que uma página precisa ter um foco, e que a capacidade de fornecer conteúdo e manter o contexto e a qualidade são limitadas. Utilize as informações sobre a origem de seu visitante para fazer com que o conteúdo da página seja simples e claro.

A regra de ouro é “menos é mais”, forneça apenas a informação buscada e necessária, desta maneira será muito mais fácil levar o usuário a fazer o que você deseja no site, por exemplo, cadastrar seu e-mail ou solicitar um orçamento.

Encher a página visitada com muitas informações, irá gerar confusão e muitas vezes desinteresse em seu visitante, diminuindo a eficácia de suas estratégias de marketing e conversão.

Ainda focado em aumentar a eficiência de sua página é utilizar de recursos que facilitem a visualização da informação pelo usuário, por exemplo, utilizando vídeos, infográficos e imagens para ilustrar o que está dizendo ou explicando.

Segunda Pergunta: O que pretendo para o usuário?

Agora é a sua vez de dizer onde pretende levar o usuário, qual a ação que você deseja que seu usuário faça ao visitar está página? O elemento mais importante de um site como ferramenta de negócios é a “Chamada à ação” (ou Call to Action), e muitas empresas e agências negligenciam este elemento. Toda página pode e deve contar uma “Chamada à ação”.

Este é o ponto chave de todo este post, se você só tiver tempo para implantar uma melhoria em seu site, este é o ponto, faça com que cada uma de suas páginas tem seu “Call to Action”.

O ponto central de uma página é fornecer um conhecimento ao seu visitante e se você está fornecendo conhecimento ele é direcionado a algo. Se você está fornecendo informações sobre um produto é para que seu usuário o comprem, se fornece informações sobre um serviço é para que o visitante o solicite ou faça uma cotação, então porque não deixar isto fácil e claro em sua página com uma “Chamada à ação” que deixe isso ao alcance de seu usuário.

Isto não se limita a vendas ou orçamentos mas a fazer com que seu usuário navegue de forma clara por seu site, como se você estivesse o guiando em um tour por seu negócio. Por exemplo, se ele está acessando a página “quem somos” forneça um “Call to Action” para que de maneira clara ele conheça o que você faz, comercializa ou vende.

O ponto de partida da otimização focada no usuário

Página Principal ou Home

Quem Somos ou Sobre a Empresa

Fale Conosco ou Contato

Conclusão

A otimização focada no usuário é um processo muito simples, consistindo basicamente em descobrir de onde seus usuários estão vindo, fornecer-lhes o conteúdo buscado com qualidade e de maneira simples e como retribuição a esta informação solicitar uma ação pré-determinada.

Realizar esta otimização e cuidar para que as novas páginas desenvolvidas de seu sites levem estes princípios irá garantir uma considerável melhora na sua colocação em buscadores e na conversão de seu site.

Você precisa de ajuda profissional para realizar estas mudanças ou revisar as páginas de seu site? Entre em contato conosco.