Otimização de Sites

O termo “Otimização de Sites” é amplamente utilizado quando estamos falando de marketing digital e em muitos casos é utilizado se referindo a “otimização de sites para mecanismos de buscas” ou ao muito conhecido SEO. Apesar desta utilização a otimização de site é muito mais que um termo, podemos dizer que ela é um conceito que deve se implantando como base em suas rotinas de comercial e de marketing.

É possível realizar alterações e modificações em seu site para melhorar as informações fornecidas aos seus visitantes, acrescentar mais imagens, um novo vídeo ou agregar mais recursos como um chat para atendimento ou formulário para contato. Você também pode buscar aumentar a taxa de geração de leads ou vendas feitas através do site ou então procurar realizar modificações que melhorem a colocação do seu site nos resultados de busca do Google ou Bing.

Podemos dizer que a otimização é um processo amplo e complexo e que compreende vários tipos de procedimentos e esforços para melhorar o desempenho de seu projeto, vamos a seguir explicar melhor cada tipo de otimização e os principais impactos no desempenho de seus resultados.

Otimização de site focada no usuário

O sintoma para definir se seu site precisa ser otimizado para proporcionar a melhor experiência ao seu cliente pode vir de diversos canais, vamos analisar os mais comuns:

Se você se encaixa em um dos itens acima ou em vários itens o seu site pode precisar de uma dessas duas medidas urgentes “reformulação do site” ou “otimização focada no usuário”, a análise para decidir por uma das duas opções deve seguir o seguinte critério:

Situação 1

Seu site está online há mais de 12 meses, nunca proporcionou nenhum resultado satisfatório em termos de leads ou novos contatos e o sistema para atualizar as informações como textos e fotos não é fácil de ser utilizado? Neste caso você deve optar pela reformulação do site e realizar o planejamento de seu novo projeto contemplando uma experiência otimizada para os visitantes.

Situação 2

- Seu site é novo e está online a menos de 12 meses, você realizou um grande investimento no desenvolvimento e planejamento deste site, ele apresenta alguns resultados (mesmo que sejam números pequenos), você possui um sistema de fácil uso para alterar fotos e textos? Este é o caso em optar por realizar um processo de “otimização do site com foco no usuário”.

Como realizar a otimização do meu site com foco no usuário?

Esta otimização talvez seja a mais simples de ser realizada, visto que ela está intimamente ligada ao propósito estratégico de seu negócio. O seu site deverá proporcionar ao visitante a solução de sua necessidade e ele deve fazer isto fornecendo a informação que ele está procurando da maneira mais rápida e simples possível.

Seu site deve conter páginas que possuam um foco em seu conteúdo, fornecendo as informações mais importantes ao seu visitante logo no início da página, utilizando imagens, planilhas, esquemas e gráficos para facilitar a compreensão de informações técnicas e possuindo uma navegação simples e organizada.

De forma resumida você deve fornecer ao seu cliente a informação que seu cliente precisa para solucionar um problema com o menor número de cliques possível.

A melhor forma de realiza este planejamento e garantir que as alterações realmente surtirão efeitos e realizar as seguintes perguntas:

Você poderá aprender mais sobre este processo neste artigo.

Otimização de sites para mecanismos de busca ou “Otimização SEO”

Está é mais famosa e famigerada otimização buscada e realizada por empresas e agências, focada em melhorar a posição dos sites em mecanismos e sites de busca como o Google e o Bing. O principal motivo para tantas empresas buscarem e se mobilizarem em querer dominar os primeiros resultados da página do Google é trazer mais visitantes para seu site de forma “gratuita”. Mas antes de nos aprofundarmos sobre este tipo de otimização, vamos fazer uma breve explanação sobre a ilusão do chamado “gratuito”, nenhuma visita que seu site consiga através de um buscador é “gratuita”, visto que para conseguir atrair visitas vindas do Google ou Bing, você deverá investir em um site bem programado e projetado e o mais importante, investir na produção de um excelente conteúdo para o site. Destacados tais pontos pode-se entender que cada visita que você consiga através de resultados orgânicos dos buscadores teve um custo de aquisição e que deve ser calculado, em muitos casos este custo será muito baixo em comparação as campanhas de Adwords ou Facebook Ads, mas ainda sim deverá ser considerado.

Bom tratando da “otimização para buscas” ele hoje em dia é um processo contínuo e de longo prazo, já que desde 2012 o Google vem realizando várias mudanças em como considera e classifica os sites em seus resultados de busca. Você deve saber que a verdadeira otimização irá custar milhares de reais e levará muito tempo para ser realizada, qualquer agência ou profissional que ofereça a possibilidade de colocar você em primeiro lugar do Google em um mês ou uma semana está tentando enganá-lo.

Ofertas de pacotes de otimização pode algumas centenas de reais possuem muito pouco efeito no desempenho de seu site em sites como o Google e ainda que ele melhore um pouco seu posicionamento são resultados que não irão durar muito tempo.

Realizar a otimização SEO de seu site deverá utilizar técnicas de marketing de conteúdo e inbound marketing, além de uma auditoria técnica sobre a programação do site. Vamos destacar o principais pontos que a verdadeira otimização de site para mecanismos de busca deve contemplar:

Se você quer garantir que seu site possua vida longa nos primeiros resultados do Google, deve projetar um investimento contínuo e de longo prazo e entregar seu projeto de otimização para uma agência ou profissional sério.

Otimização de Sites para taxa de Conversão ou Geração de Leads

Se você investiu uma grande quantia nos dois tipos de otimização que citamos acima, deve estar recebendo muitas visitas em seu sites e seus usuários estão compartilhando seu conteúdo e permanecendo muito tempo em seu site, porém os números de leads e conversões podem estar abaixo do esperado por você ou não estarem retornando todo o investimento realizado na otimização e criação do site, chegou a hora de pensar na otimização de seu site para aumentar sua taxa de conversão.

Esta é a otimização que procura converter o tráfego ou visitas de seu site em novos clientes seja através de cadastros, solicitações de orçamento, pedidos de cotação ou vendas realizadas através do próprio site. Esta otimização é possível e recomendada até mesmo para sites que já possuem um bom retorno, já que sempre é possível aumentar suas taxas e consequentemente melhorar o ROI (retorno de seu investimento).

Otimizando o meu site

O primeiro passo para iniciar o processo é garantir que você sabe as atuais taxas do site, quantas visitas você está recebendo, quantos contatos, quantas vendas ou cotações seu site tem gerado diariamente, você deve fazer isso usando relatórios como o Google Analytics e organizar os dados em uma planilha para facilitar o acompanhamento e auditoria.

Após organizar o panorama atual e as taxas atuais do site, você precisa garantir que já tenha realizado o processo de “otimização focada no usuário” que citamos anteriormente neste artigo, já que para que você possa aumentar sua taxa o usuário precisa estar encontrando o que busca em seu site sem se perder no seu conteúdo.

O terceiro passo é realizar pequenos testes e alterações chamados “testes A/B”, com alterações de chamadas presentes na página, imagens que estão presentes no conteúdo e alterações de cores, tamanho e formato dos seus ”botões de chamada à ação” (são aqueles botões presentes no site como “compre já” ou “solicite seu orçamento”). Após as realizações de cada teste faça a comparação entre as taxas obtidas e torne permanentes as alterações que trouxerem os melhores resultados.

Em casos mais extremos em que não se obtém os resultados desejados, podemos obter por criar páginas novas de capturas ou hotsites, com uma nova versão de um conteúdo como “promoção”, “serviço” ou produto, planejada para obter uma taxa maior de conversão.

A importância da otimização de sites para as pequenas empresas

Como citamos no inicio do artigo a otimização deve fazer parte das rotinas de marketing de qualquer negócio, e aos descrevermos os 3 tipos pode-se perceber que é um processo contínuo que pode trazer uma constante melhoria de resultados.

Sendo importante para todos os tipos de negócios, podemos salientar que estes processo farão ainda mais diferença para pequenas e médias empresas que possuem um orçamento mais apertado para investir em marketing e na veiculação de anúncios, já que investir em otimizar o site que é uma ferramenta cada vez mais importante nos negócios hoje em dia significa aumentar o valor de sua marca aos olhos de seu cliente e sua presença no mercado. As grandes empresas podem investir cada vez mais para estar presente no cotidiano do consumidor e fazem isso com quantias cada vez maiores, as pequenas e médias podem conseguir o mesmo impacto utilizando de modo inteligente seu dinheiro no marketing digital, sendo a realização destas otimizações é um grande passo neste sentido.

Você quer otimizar seus resultados e ainda não sabe como começar? Entre em contato conosco.